Casa Passiva

De origem alemã, Passivhaus (casa passiva ou passive house) apresenta-se como um conceito construtivo emergente a nível mundial e que tem vindo a ser alvo de crescente interesse por parte dos consumidores, muito devido ao seu desempenho energético.

As casas “passivas” evocam princípios e metodologias de construção que se traduzem numa redução do consumo de energia de cerca de 80% em relação aos edifícios tradicionais.

 

Mas afinal, o que possibilita este desempenho energético?

O objetivo primário de uma casa passiva passa pela eficiência energética máxima, tornando obsoletas (ou facultativas) as fontes de calor e/ou refrigeração como aquecedores ou ares condicionados. Por outras palavras, são criadas condições para que as perdas (e ganhos) de calor indesejadas sejam minimizadas e a temperatura interior do edifício seja sempre adequada ao seu conforto.

Para tal, o conceito de passivhaus obedece a um conjunto de 5 princípios, os quais reforçamos com a importância do nosso sistema construtivo, utilizando a madeira e a orientação do edifício:

Sistema construtivo em madeira

Recomendamos que veja a nossa publicação sobre construção em madeira, na qual listamos os principais argumentos pelos quais consideramos que esta é uma aposta segura para o futuro e deverá entrar nos seus planos de construção.

As propriedades físicas e mecânicas da madeira proporcionam um conforto térmico e aptidão estética ímpares, nomeadamente quando comparados com a construção tradicional, ou outros sistemas construtivos.

A utilização do nosso sistema construtivo em wood framing permite a obtenção de produtos de alta qualidade, resistência e robustez, bem como uma baixa variação comportamental, destacando-se ainda pela sua agilidade e rapidez no processo construtivo.

 

Orientação do edifício

As casas passivas são, idealmente, projetadas de forma a potenciar o aproveitamento da luz solar enquanto fonte primária de calor do interior do edifício.

Para este conforto térmico contribui também a energia proveniente do uso natural da habitação, como o calor humano (ou animal), aparelhos eletrónicos (televisões, computadores, etc…), utilização normal da cozinha e casa de banho, entre outros.

 

Isolamento térmico

A maior parte das construções apresentam um nível de isolamento muito pouco eficiente, resultando numa recorrência a sistemas de aquecimento ou refrigeração e aumentando exponencialmente não só as despesas energéticas, mas também a pegada ecológica e impacto ambiental.

Na Moodular, regramo-nos por uma conduta de rigor máximo, assegurando o isolamento térmico exímio e muito superior a uma construção convencional.

 

Sistema de ventilação mecânica

A implementação de um sistema de ventilação mecânica com recuperação de calor assegura, não só, a renovação regular do ar interior bem como o mantimento da temperatura ambiente a um nível agradável.

Este mecanismo consome muito pouca energia e possibilita um nível de qualidade do ar elevado, trazendo benefícios a nível de saúde (em particular para pessoas com problemas respiratórios) e sendo ainda um enorme aliado na preservação da habitação, combatendo a acumulação de humidade.

 

Eliminação de pontes térmicas

De forma simplificada, pontes térmicas são zonas onde o isolamento térmico é interrompido, podendo ocorrer condensações e dar origem ao aparecimento de bolores e fungos. Usualmente, os pilares, vigas, lintéis, cabeceiras e ombreiras ou as lajes constituem pontes térmicas visto que interrompem ou delimitam os panos de alvenaria.

As casas passivas são idealizadas de forma a eliminar estas ocorrências.

 

Estanqueidade ao ar

A Moodular utiliza materiais e equipamentos de qualidade superior, de forma a garantir a estanqueidade ao ar do edifício, assegurando um incremento dos valores de isolamento, redução do ruído e a formação de uma barreira à entrada de humidade e ar húmido provenientes do exterior.

 

Janelas e portas adequadas

Quando falamos em isolamento térmico e eliminação de pontes térmicas, este é um fator de extrema importância de forma a assegurar o desempenho energético e, claro, o conforto da sua habitação.

A Moodular torna realidade projetos que primam pela sua flexibilidade construtiva e, claro, produtos finais cuja eficiência energética, estética e conforto passarão a ser parte da sua definição de “casa de sonho”.

Poderá encontrar aqui mais algumas fotografias de um dos nossos mais recentes trabalhos.

Esteja atento à nossa página do facebook para se manter atualizado sobre casas passivas e outras informações relacionadas com os nossos serviços.