7 passos para a escolha de um empreiteiro de qualidade para a construção da sua casa

Para muitos de nós, construir uma casa é o concretizar de um sonho. Certamente haverão poucos momentos na vida tão satisfatórios quanto receber a chave daquela que passará a ser a sua casa.

Como tal, a escolha das “mãos” em que colocamos a construção desse sonho não deverá ser feita de ânimo leve.

Deixamos consigo algumas dicas que o ajudarão a fazer uma escolha com critério e assegurar uma empresa credível para uma obra de qualidade.

 

  1. Confirme a credibilidade e experiência do empreiteiro

Este passo pode parecer-lhe lógico, mas a sua importância é muitas vezes menosprezada. Faça o seu trabalho de casa e recolha o máximo de informação possível sobre as escolhas que estão “em cima da mesa”.

Procure saber há quanto tempo a empresa exerce atividade e o seu capital social. Solicite referências de contactos e obras executadas e questione se o empreiteiro fez recentemente formação na área, estando atualizado perante técnicas de construção mais evoluídas.

Verifique também se a empresa tem uma sede física – uma porta à qual você possa ir bater caso queira resolver alguma situação.

  1. Averigue o estado do alvará (obrigatório)

O alvará IMPIC (Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção) certifica as empresas de construção, agrupando-as em categorias de acordo com determinadas competências mínimas exigidas e consoante a dimensão de obra (valor) para o qual a empresa de construção está habilitada.

Ter o alvará ativo é também um indicador que a empresa tem, no mínimo, os impostos regularizados. Poderá verificar aqui o estado do alvará de qualquer empresa.

  1. Verifique os seguros

No que diz respeito a obras de construção, dois seguros são obrigatórios por lei: o seguro de acidentes de trabalho, que protege os trabalhadores em obra, e o seguro de responsabilidade civil, que cobre danos a terceiros.

Tenha em atenção que você, enquanto dono da obra, será responsabilizado e incorrerá em graves penalizações caso contrate uma empresa de construção sem este tipo de documentação legalizada.

  1. Proteja-se com documentação

Reforçamos a importância deste ponto. A “palavra” do empreiteiro ou apertos de mão não têm validade jurídica. Se necessário, contrate alguém para o ajudar nesta parte.

Estes são os documentos que deverá ter em atenção:

  • Contrato de obra, com todas as variáveis acordadas com o empreiteiro;
  • Mapa de quantidades, de forma a haver transparência e controlo dos gastos de obra;
  • Plano de pagamento, com calendarização de todos os serviços e pagamentos.
  1. Peça orçamentos discriminados e detalhados

Procure garantir que todas as empresas orçamentam exatamente os mesmos trabalhos e com os mesmos materiais. Para tal, deverá ser executada uma listagem de trabalhos e medições a que todas as empresas de construção deverão responder.

  1. Desconfie de preços suspeitosamente baixos (ou altos)

Desconfie ao ver que uma das empresas apresenta um orçamentop suspeitosamente mais baixo. Pense connosco: porque haveria alguém de lhe apresentar tal pechincha? Estas são as explicações mais comuns:

  • Fraude. Infelizmente, como em qualquer ramo, existem sempre casos de fraude ou más práticas por parte de alguns “profissionais”. Aqui entra a nossa recomendação em pedir referências e em comparar orçamentos detalhados para tentar perceber o motivo da discrepância.
  • Materiais de baixa qualidade. Materiais baratos têm um óbvio impacto no custo da casa, mas são também o principal motivo de problemas imediatos como degradações, infiltrações, fissuras, mau isolamento, etc. Lembre-se: “bom e barato” não existe na prática.
  • Cortes em segurança, legalidade e seguros. Empresas reconhecidas e com bons profissionais irão ter sempre a preocupação em assegurar a qualidade dos seus serviços através de certificações, seguros, formação, etc.

Deverá igualmente suspeitar de preços consideravelmente mais elevados do que as alternativas. A chave passa mesmo investigar o empreiteiro. Siga as nossas recomendações e tome uma decisão informada.

  1. Garantia

Toda a obra tem uma garantia obrigatória por lei de 5 anos a partir do momento da sua conclusão definitiva. Todos os defeitos devem ser comunicados ao empreiteiro por escrito, de forma a rapidamente poder regularizar a situação.